Código Ética

A Política de Ética, tem como um dos seus princípios fundamentais a ética no desenvolvimento das suas atividades, estabelece no seu Código de Ética aqui apresentado um conjunto de princípios éticos e deontológicos que orientam os comportamentos e atitudes dos seus colaboradores na sua vida profissional e social, designadamente no tratamento e resolução de situações decorrentes dos dilemas éticos que se coloquem no desenvolvimento de todas as suas atividades, decorrentes da natureza das mesmas.

O Código de Ética aplica-se a todos os colaboradores e utentes/clientes da Instituição, a partir da respetiva data de inscrição/admissão na instituição e enquanto esta se mantiver em vigor nos termos dos seus estatutos.
 
Fomentar as relações de confiança entre todas as partes interessadas, nomeadamente colaboradores, utentes/clientes, fornecedores, entidades parceiras e de uma forma geral a sociedade, divulgando os valores que norteiam o desenvolvimento das suas atividades.
 
Garantir a aplicação dos valores assumidos pela Instituição na persecução dos seus objetivos e no desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade social, reforçando uma cultura comum baseada na partilha e no respeito mútuo.
 
O Código de Ética da Instituição tem como referenciais a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Constituição da República Portuguesa, o tratado e as Diretivas da União Europeia, as convenções da Organização Internacional do Trabalho aplicáveis, a legislação nacional e internacional aplicável e os Estatutos da Instituição.
 
A Instituição assume como princípios orientadores no desenvolvimento das suas atividades os seguintes valores:
  • Qualidade do Serviço
    A melhoria da Qualidade na prestação do serviço deve ser uma procura constante de todos os colaboradores e da própria Instituição;
  • Solidariedade
    Assumimos um compromisso para com os nossos utentes/clientes e suas famílias/cuidadores na resolução das suas necessidades de forma desinteressada.
  • Humanização
    O relacionamento humano é um dos pilares da prestação dos serviços da instituição
  • Ética
    Respeito pelos outros e pela dignidade humana norteia a nossa atitude perante os nossos utentes/clientes, famílias/cuidadores e todos os elementos da sociedade em que nos inserimos.
  • Igualdade
    O tratamento igual de todas as partes interessadas suporta os procedimentos e princípios de atuação da Instituição.
  • Respeito
    O respeito e a estima pelo próximo está sempre presente nas relações profissionais e sociais entre colaboradores, utentes/clientes, famílias/cuidadores e comunidade em geral.
  • Dedicação
    A qualidade dos serviços prestados tem por base a dedicação total de todos os nossos colaboradores na melhoria da qualidade de vida dos utentes/clientes e famílias/cuidadores.
  • Cooperação
    A cooperação entre todas as partes interessadas é a base do desenvolvimento e melhoria dos serviços prestados.
  • Confiança
    As relações humanas estabelecidas na Instituição, base de uma prestação de serviços de qualidade, têm por base a confiança entre todos os intervenientes.
  • Responsabilidade
    A Instituição promove a responsabilidade junto dos seus colaboradores como um dos fatores essenciais da qualidade dos serviços prestados.
  • Eficiência
    A otimização de recursos é a base de uma gestão eficiente e da procura da inovação dos serviços prestados