Notícias

Data da notícia: 9 Fevereiro 2019

Concerto Solidário

Sábado, dia 9 de Fevereiro | 21h30 | Teatro José Lúcio da Silva

***Fado com Alma***

Há mais de 50 anos alguns dos associados da Associação Humanitária Resgatar Sorrisos combatiam na “guerra colonial”, em África, na Guiné.

E porque ficaram ligados àquele pequeno país pelas vicissitudes da guerra e pelo calor das suas gentes, um dia regressaram, revisitando lugares e pessoas, tendo encontrado um território com pouco progresso evidenciando necessidades das mais elementares, nos cuidados de saúde, na educação, no acesso à água potável, etç …etç …

Surgiu, assim, da vontade de alguns deles em ajudar essas populações, razão pela qual em Maio de 2016 foi criada a associação humanitária Resgatar Sorrisos

A missão da Resgatar Sorrisos é: “Ajudar as pessoas mais pobres, sobretudo, em países em vias de desenvolvimento”

Neste contexto, a associação direcionou a sua atividade para a Guiné-Bissau, tendo assumido, como prioritário, entre outros, para 2018, o projeto da construção de uma escola em Candamã, no interior da Guiné-Bissau, fazer e promover a Educação sanitária e melhorar o acesso à água com a instalação de painéis solares.

E isto num dos dez países mais pobres do mundo, com cerca de 30 grupos étnicos e boa convivência religiosa, com esperança de vida de tão só 55 anos, com índice de natalidade e mortalidade muito elevados e taxa de alfabetização de 53%.

O projecto da Escola em Candamã foi iniciado num aldeamento (Tabanca) a cerca de 200 km de Bissau, e com vista a criar e a prestar assistência escolar à quinta e sexta classe, dando apoio à Tabanca de Candamã e a mais 21 que lhe estão adjacentes. No local as famílias não têm meios, nem dispõem de transporte para se deslocarem à vila mais próxima, que dista cerca de 40 km.

Tornou-se, assim, premente levar a efeito a edificação de uma escola, sem descurar o apoio aos cuidados de saúde e o acesso à água.

Em termos de organização obteve-se o estatuto de Organização Não Governamental (ONGD), com reconhecimento pelo instituto Camões, o que permite a particulares e empresas que prestem doações usufruírem de benefícios fiscais. Enviaram-se duas missões durante o ano de 2018 à Guiné-Bissau e obteve-se a possibilidade da consignação fiscal de 0,5% do IRS.

E a Escola vai nascendo. Com terreno e vontade fez-se a planta da escola pretendida, composta de 1 sala para os professores; 1 biblioteca e 1 cozinha e 2 wc em separado e, procedeu-se à demarcação do perímetro da mesma, com vista à abertura dos alicerces, sendo que, ao longo de 2017, a Associação foi recolhendo material e utensílios para a realização da obra e outros bens para os restantes projetos.

Nos primeiros dias de Março de 2018, um grupo de 10 homens deslocou-se à Guiné-Bissau com a finalidade de levar utensílios e de iniciar as obras de construção da escola, numa viagem difícil e atribulada.

Sem descanso, e com muita persistência, suportando os custos da viagem e de permanência, os associados com a ajuda da população e pagando a 4 locais, a obra vai nascendo, conforme se pode ver pelas fotos (Docs. 1 a 5)

Em fevereiro de 2019 será enviado um contentor com o material necessário a para conseguir completar, na medida do que for possível, a obra e realizar o apoio sanitário e obter melhoria no acesso à água.

 

Ajude a construir uma escola na Guiné-Bissau e a fazer sorrir as crianças com paralisia cerebral da APPC-Leiria - parte das receitas revertem também para esta Instituição através do projeto "Make a Smile".

 

“O Projecto FÁDO COM ALMA é um projecto que nasce com o objectivo de homenagear o fado e melodias portuguesas de sempre, onde, como o “acento” no nome indica, se procura acrescentar algo diferente, uma alma própria e intensa.

Este é um convite a uma viagem onde são homenageadas diversas figuras do Fado e da Musica Portuguesa, que marcaram a nossa história, as nossas vidas.

Sem pretensiosismo ou soberba, O Projecto Fádo com Alma apenas pretende garantir uma viagem pelo Fado de alguma forma diferente.

O FÁDO COM ALMA quer estar em Leiria como já esteve presente diversas vezes no Casino da Figueira, no Teatro da Malaposta em Lisboa, na SIC e RTP entre outros lugares numa perspectiva de cumprir cada vez mais o seu propósito – estar juntos das pessoas numa viagem às suas memórias!"

 

COM DOZE SORRISOS E MEIO PARTICIPA NO ESPECTÁCULO.

RESGATAR SORRISOS – Associação Humanitária para a Cooperação e Desenvolvimento
Largo da Infantaria 7, n.º 19, 1.º Andar, 2410 - 111 Leiria – Portugal /tel. (351) 244 843 270 7 Fax: (351) 244 843 279; 91 835 32 65; 964 396 573; E-MAIL: l.branquinhocrespo-1430c@adv.oa.pt; joseferbapt@gmail.com
 
APPC-LEIRIA
Lúcia Bento - 967747517 | luciabento@appcleiria.pt
 
https://www.gofundme.com/resgatar-sorrisos-escola-guine?fbclid=IwAR199ROTGfs_a4ka3ulHnPlx0o44Vq6lwD7ANE-zRzYBSQJW1ttyvXPs9ww