Notícias

Data da notícia: 9 Novembro 2018

Em Novembro na APPC-Leiria: Conversas ao Lanche

INTERVENÇÃO PRECOCE
Uma Abordagem Centrada na Família: Que desafios?

“Nesta abordagem, as famílias são apoiadas no seu papel de cuidadoras, partindo dos pontos fortes, únicos e diferenciados enquanto indivíduos e famílias. O papel pivô da família é reconhecido e respeitado, sendo ela considerada a principal unidade da intervenção e o elemento-chave no processo de tomada de decisão e na prestação de cuidados à criança.”

("Práticas recomendadas em Intervenção Precoce na Infância – um Guia para Profissionais", 2016)

Sexta-Feira, dia 9 de Novembro | 18h30 | APPC-Leiria

Em Novembro as "Conversas ao Lanche" regressam à APPC-Leiria. Para nos falar do assunto proposto, os desafios de uma abordagem centrada na família na Intervenção Precoce, teremos connosco Felisbela Belchior - docente de Educação Especial do Quadro de Agrupamento Dr. Correia Mateus que, neste âmbito, desempenha funções na Consulta de Neurodesenvolvimento do Centro Hospitalar Leiria. Representa a Educação no Núcleo de Supervisão Técnica do SNIPI (Sistema Nacional de Intervenção Precoce para a Infância), no distrito de Leiria Norte. 

É musicoterapeuta e faz parte da história da APPC-Leiria desde sempre.

Gostaríamos muito de contar com a vossa presença!

Agradecemos confirmação de presença através de um dos seguintes contactos: Presencial Secretariado Clínico | servicosocial@appcleiria.pt | 916 613 211

*******************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

As Conversas ao Lanche acontecem no âmbito do Projeto Operação Sorrisos às Cores

Projeto n.º: 0220/2018

Área Prioritária: A – Qualidade de vida das pessoas com deficiência

Resumo Geral: Dinamização de atividades complementares às terapias convencionais a que os utentes estão sujeitos diariamente. As atividades têm uma índole ocupacional/ pedagógica/ sociocultural/ artística/ de habilitação e reabilitação, com recurso a contextos diferenciadores, estímulos sensoriais, contacto com animais ou dinâmicas de grupo de acordo com os interesses, motivação e aptidões dos participantes e suas famílias (ex: atividades com cães e cavalos; na água; de exploração artística através da música e artes-plásticas; passeios; encontros de pais; etc.)

Objetivos: Combater o isolamento e promover a qualidade de vida e a autonomia dos participantes ao nível do seu bem-estar, saúde, autodeterminação e desenvolvimento pessoal, ampliando os seus níveis de participação, autonomia, comunicação, criatividade e resiliência; promover a redução da ansiedade e do stress dos cuidadores informais, proporcionando-lhes momentos de descanso e de partilha.

Calendarização: Maio a Dezembro de 2018

Apoios: Projeto Cofinanciado pelo programa de financiamento a projetos pelo INR, I.P. 

Em Novembro na APPC-Leiria: Conversas ao Lanche