APPC - Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (Leiria)
Alto Patrocínio:
Logótipo Liz-On-line
Apoio:
Ver carro de compras Carrinho Vazio

O que Somos

A Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria (APPC-LEIRIA) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), dotada de estatuto de Utilidade Pública, publicado no Diário de Republica, 2ª série, nº 168, de 29 de Agosto de 2006 (parte especial), com registo definitivo em 25 de Julho de 2006, no livro nº10 das Associações de Solidariedade Social, sob o nº 71/05 e fls.184, sendo reconhecida a isenção de IRC (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas)  nos termos do respectivo despacho.

Constituída sob a forma de Associação, sem fins lucrativos, foi fundada em 2000 (Comissão Instaladora) por um grupo de pais de crianças, jovens e adultos, portadoras de paralisia cerebral, situações neurológicas afins e outras, que se constitui como dinamizador de outros pais com os mesmos problemas, no sentido de melhorar a qualidade de vida dos seus filhos e famílias.
Ganhou corpo formalmente em 2001 como Sub – Núcleo, evoluindo para Núcleo Regional de Leiria (NRL-APPC) em 2002. Transformou-se em Associação Autónoma em 2006 (APPC-Leiria) com efeitos a partir de Janeiro de 2007.

A abertura do Centro de Reabilitação da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria (APPC-Leiria) permitiu que as crianças e famílias, que eram apoiadas no Centro de Reabilitação da APPC em Coimbra, passassem a ser apoiadas em Leiria, evitando assim as frequentes deslocações, com custos sociais e financeiros elevados, entre outros (longa ausência dos pais no trabalho/absentismo).

A Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria (APPC-Leiria) reúne mais de 1000 sócios (dados disponibilizados pelos Serviços Administrativos da APPC-Leiria / janeiro de 2015:1083 sócios) e continua a sua campanha de angariação em permanência.

Apresentou ao Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Leiria a proposta de celebração de um Acordo de Cooperação, ao abrigo do despacho 75/92, para custear o pessoal técnico necessário para o funcionamento do Centro de Reabilitação.
Para o Acordo de Cooperação foi elaborada uma estimativa de custos que contempla: quadro de pessoal ambulatório/reabilitação, pessoal em prestação de serviço, bem como custos com a alimentação, fardas, deslocações e outros custos com pessoal, conforme rubricas orçamentais previstas no Plano Oficial de Contas (P.O.C.) das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
O Acordo de Cooperação Atípico, em Regime Ambulatório, foi celebrado no dia 22 de Dezembro de 2003 e contempla actualmente parte do tratamento para 107 utentes. (Actualizado em 7 Utentes  a Dezembro de 2014)
A Instituição presta em média apoio a  cerca de 120 Utentes/Clientes/mês  o que corresponde  uma média de 1083  tratamentos e apoios/mês.

Actualmente existem no Centro de Reabilitação da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria (APPC-LEIRIA) 409 Utentes/Clientes  insritos em processo clínico (256  sexo masculino / 153  sexo feminino); Os Utentes/Clientes são oriundos do Distrito de Leiria (378 Utentes/(Clientes), Santarém (31 Utentes/Clientes)

Nota: Dados disponibilizados pelo Secretariado Clínico da APPC-Leiria / Abril de 2017.

Nota: Distrito de Leiria e Santarém: - Alcanena=1;- Alcobaça=22; - Ansião=4; Batalha=11; -Bombarral=1; Caldas Rainha=5; Figueiró=2; - Leiria=254; - Marinha-Grande=39; - Mação=1; - Monte Mor Velho= 1; -Nazaré=2; -Óbidos=1; -Ourém=22; -Pedrogão Grande=1/ -Pombal=20; - Porto Mós=14; -Tomar= 1

Dos cerca de 247 utentes pertencentes ao Distrito de Leiria, que existiam em ficheiro clínico, no Centro de Reabilitação do Núcleo Regional de Coimbra da APPC (dados disponibilizados pela Associação Paralisia Cerebral de Coimbral/2002), já foram transferidos para este Centro de Reabilitação 111 utentes. Os restantes 136 utentes (do Distrito de Leiria) aguardam a transferência do Centro de Reabilitação de Coimbra para o Centro de Reabilitação de Leiria logo que surjam mais apoios.

voltar

Alto Patrocínio

Alto Patrocínio: Liz - On-Line

Apoios