RETINOBLASTOMA

RETINOBLASTOMA é um tumor maligno originário de células da retina, que é a membrana do olho sensível à luz.
A apresentação mais comum do Retinoblastoma é o reflexo pupilar branco ou o reflexo do olho de gato.

O Retinoblastoma pode ser congénito ou aparecer durantes os três primeiros anos de vida; pode afetar os dois olhos ou apenas um olho.

Pré-Diagnóstico

Com apenas 1 click você pode estar salvando muitas vidas...

Quando a luz do flash da câmara bate sobre os olhos  e reflete o branco na pupila, representa o reflexo da luz sobre a superfície do próprio tumor. Quando notar esse sintoma procure um oftalmologista para realizar os exames necessários e verificação do problema.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo exame do fundo do olho, em geral complementado pela ultrassonografia ocular e pela tomografia por computador, do olho, órbita e sistema nervoso central.

Tratamento

O tratamento do Retinoblastoma depende do seu estágio de evolução. Tumores pequenos, em geral são tratados por laser. Tumores médios são tratados por quimioterapia, braquiterapia e laser e tumores grandes, geralmente só podem ser tratados pela remoção do globo ocular. Quando há invasão do sistema nervoso central ou metástases à distância usa-se quimioterapia e radioterapia no tratamento. Os resultados são tanto melhores quando menos avançado é o estágio da doença.