Psicologia

O mundo da Psicologia contém olhares, tons e sentidos;
É o mundo do escuro e do claro, do barulho e do silêncio, do áspero e do liso;
O seu espaço às vezes é grande e às vezes é pequeno, sabem-no todos os que voltam à casa da sua infância;
O seu tempo às vezes é curto, às vezes longo... ( E.Titchner)

A Psicologia é uma ciência que procura compreender o Homem, o seu comportamento, de forma a facilitar a convivência consigo próprio e com o outro. Pretende fornecer-lhe competências, para que possa lidar consigo próprio e com as experiências da vida. É, pois, a ciência do comportamento observável e não observável.

Psicólogo, quando e porquê?

O psicólogo deve ser procurado quando houver um distúrbio que não tenha causa física e que seja, em consequência, psicológico, o que representa um obstáculo no desenvolvimento emocional, e não só, da criança.

A atuação psicológica infantil, proporciona uma integração entre indivíduo – família – escola – sociedade, de forma que ela se torne agradável e saudável.

O que a Psicologia oferece?

  • Avaliação Psicológica
    Inclui a observação psicológica, as entrevistas, a passagem de testes, bem como posteriores reavaliações do desenvolvimento da criança ao nível cognitivo, afetivo e social e consequentes orientações no sentido de superar as dificuldades.
     
  • Apoio Psicológico
    Pode processar-se numa perspetiva clínica e/ou psicopedagógica, intervindo nas dificuldades de aprendizagem, nos problemas de comportamento, nos problemas afetivo-emocionais, facilitando a elaboração e organização do pensamento de uma forma mais adaptativa.
     
  • Orientação de Pais
    Uma criança com dificuldades gera ansiedade nos pais, perturba a ordem familiar. Quando se trata de problemas psíquicos, o trabalho do psicólogo deve passar também pelo atendimento da família e não apenas da criança. As suas angústias, medos e preocupações devem ser tidos em conta; devem ser transmitidas orientações de como lidar com o filho, enfim, deve haver um espaço para que eles também possam ser compreendidos e ouvidos.
     
  • Avaliação e Acompanhamento Psicopedagógico
    A aprendizagem escolar é um processo natural, espontâneo e até agradável, se não o é, algo está errado. Nesse caso, torna-se necessária a presença de um profissional no processo de ensino/aprendizagem.
    A Psicopedagogia tem como objetivo intervir ao nível da aprendizagem, prevenindo, diagnosticando e tratando as dificuldades de aprendizagem escolar.
    As dificuldades de aprendizagem podem surgir quando existem problemas na relação sujeito – mundo, o que certamente contribui para o empobrecimento do seu desenvolvimento global.
     
  • Trabalho multidisciplinar
    Envolve o trabalho com outros Técnicos, Professores, Educadores e Familiares, no Jardim de infância/ escola onde a criança/jovem está integrada.