Gessos Funcionais

Fazer o Bem às Crianças Especiais....Gessos Funcionais

As Crianças Especiais, pela patologia que apresentam, desencadeiam com muita frequência alterações na função motora associadas ao aumento do tónus muscular provocando contracturas musculares e perda de mobilidade articular.

A prevenção torna-se uma questão fundamental e a ter em conta no processo de reabilitação destas crianças.

O recurso a técnicas específicas, que permitem de uma forma precoce a retificação de posicionamentos incorretos, constitui uma política de saúde de caráter preventivo da deformidade, adiando e muitas vezes evitando cirurgias, melhorando assim a qualidade de vida das Crianças Especiais e das suas famílias.

Os Gessos Funcionais são um método de tratamento não cirúrgico, que se baseia na anatomia e na biomecânica do pé, aproveitando a plasticidade dos ligamentos e tendões da criança.
Consiste em corrigir gradualmente o pé, prevenindo deformidades dos membros, através de uma técnica de manipulação suave e posicionamento correto da estrutura óssea, potencializando a terapia reeducativa da função.

A utilização de Gessos Funcionais pode melhorar a mobilidade articular, prevenir contracturas musculares e melhorar a função motora.

A aplicação desta técnica pressupõe uma avaliação cuidada de cada criança, sendo necessário apresentar determinadas características para beneficiar do uso da técnica.

Os Gessos Funcionais constituem uma técnica terapêutica que associada a outras Terapias proporciona à criança alterações positivas no seu desenvolvimento motor.