Dificuldades de Aprendizagem

A verdadeira aprendizagem chega ao coração do que significa ser humano.
Através da aprendizagem recriamo-nos, tornamo-nos capazes de fazer algo que nunca fomos capazes de fazer.
Através da aprendizagem percebemos novamente o mundo e a nossa relação com ele...
Ampliamos a nossa capacidade de criar, de fazer parte do processo impulsionador da vida... (Peter Senge)
Imagine ter uma grande necessidade de comunicar, mas ser incapaz de se expressar!
Imagine sentir-se bombardeado por sons e sinais, incapazes de focar a sua atenção!
Imagine tentar ler ou acrescentar algo, mas não conseguir fazer com que as letras ou números façam sentido!
Poderá não ter de imaginar!
Sendo diferentes de pessoa para pessoa, estas dificuldades fazem parte do dia a dia de muitas crianças e adolescentes com Dificuldades de Aprendizagem.
Dificuldades de Aprendizagem é um termo geral, que se refere a um grupo diverso de perturbações, manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso da compreensão auditiva, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.
O apoio psicopedagógico constitui, por excelência, uma das áreas de intervenção ao nível das Dificuldades de Aprendizagem.
Pretende-se, em estreita articulação com outros agentes educativos, intervenientes no processo de ensino – aprendizagem, apoiar os alunos ao longo do seu percurso escolar, identificando e analisando as causas do insucesso escolar, propondo medidas tendentes à sua eliminação. 

Objetivos Gerais:
  • Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e na resolução de dificuldades de âmbito escolar;
  • Identificar as causas de insucesso escolar, propondo medidas para o eliminar;
  • Promover uma atitude compreensiva e de maior disponibilidade face às diferenças individuais, articulando o apoio com as necessidades educativas dos alunos.

Objetivos Específicos:

  • Identificar/avaliar os casos;
  • Triagem dos casos para o acompanhamento pelo técnico, ou possível encaminhamento para outros Serviços Especializados;
  • Apoiar os alunos com dificuldades nas várias disciplinas, valorizando a intervenção precoce;
  • Apoiar os alunos no processo de aprendizagem, de modo a permitir a aquisição de estratégias cognitivas e de hábitos de trabalho;
  • Promover o espírito criativo e a competência de escrita;
  • Desenvolver o raciocínio e testar conhecimentos de forma lúdica;
  • Contactar os Professores, outros Agentes Educativos e Família dos alunos;
  • Sensibilizar/apoiar os Pais/Encarregados de Educação, para a importância da sua participação, na vida escolar dos seus filhos/educandos.